Notícias

Projeto piloto no Norte do Estado, espetáculo foi assistido por cerca de 900 pessoas

Teatro sobre uso da rede de esgoto percorreu cidades da Região Norte

18/12/2013

População de Londrina, Apucarana, Santo Antônio da Platina e Cornélio Procópio conheceu espetáculo que usa humor para apontar hábitos inadequados

Um público de quase 900 pessoas – a maioria crianças e adolescentes – moradores das cidades de Londrina, Apucarana, Santo Antônio da Platina e Cornélio Procópio assistiu, desde o mês de julho, ao espetáculo teatral Meu Esgoto Favorito, montado especialmente para a Sanepar. A peça é um projeto piloto feito para a Região Norte do Estado e foi montada e apresentada pela organização cultural Plantão Sorriso.

O objetivo é promover a reflexão sobre como o mau uso da rede coletora do esgoto pode prejudicar o meio ambiente e também a saúde da comunidade. “Foi um canal diferente que encontramos para fazer educação ambiental e levar esta informação o mais perto possível do público-alvo”, afirma o gerente geral da Região Nordeste, Carlos Roberto Pinto.

Ele destaca o humor como um interessante recurso para apontar os hábitos inadequados do uso da rede de esgoto. “Por meio do palhaço, abordamos erros comuns, como jogar papel higiênico no vaso sanitário e óleo de cozinha na pia da cozinha, que muitos ainda não conhecem as consequências”, alerta.

A PEÇA – Na história de Meu Esgoto Favorito, um menino investiga quem é o culpado pela rede de esgoto ter estourado próximo à quadra de futebol do seu bairro. Ele então descobre que todo mundo pode ter colaborado para a situação - uma pessoa despeja óleo de fritura na pia da cozinha, outra joga fraldas no vaso sanitário. Ao todo, são sete personagens interagindo com o público e buscando a reflexão sobre seu comportamento.

Com 45 minutos de duração, o espetáculo encantou o público por onde passou. Em Santo Antonio da Platina, a peça foi apresentada para 120 alunos do Centro Educacional Lar Menino Jesus Adolescente, localizado numa região carente que acaba de ser beneficiada pela ampliação da rede coletora de esgoto.

O menino Lucas Carvalho Juventino, de 11 anos, admitiu que já jogou papel no vaso sanitário e que nunca mais fará isto sabendo que pode ajudar a preservar o meio ambiente. “Além disso, pode até dar problema dentro da minha casa. Podem aparecer ratos por lá”, disse ele impressionado com o figurino do personagem Esgoto.

Em Apucarana, mais de 400 alunos da rede pública e crianças da comunidade assistiram ao espetáculo no Cine Teatro Fênix. A professora Mirian Montanoli Doriva, da Escola Municipal José Brazil Camargo, fez uma avaliação positiva da iniciativa. “Foi uma apresentação bem didática e instrutiva. O aprendizado foi facilitado porque o conteúdo estava muito bem alinhado”, disse. Ela diz que os alunos já tinham noção do que era esgoto e que reconhecem a importância do serviço para a saúde e para a preservação do meio ambiente. O bairro Michel Sonni, onde a escola está localizada, é um dos contemplados pela obra de expansão da rede coletora que está em execução, cujo investimento é de R$ 20 milhões.

Galeria

  • Projeto piloto no Norte do Estado, espetáculo foi assistido por cerca de 900 pessoas
  • Alunos do Lar Menino Jesus Adolescente de Santo Antônio da Platina aprovaram a proposta
  • Meu Esgoto Favorito usa humor para apontar hábitos inadequados no uso da rede de esgoto
  • Projeto piloto no Norte do Estado, espetáculo foi assistido por cerca de 900 pessoas
  • Teatro Fênix em Apucarana ficou lotado para apresentação da peça que ensina usar a rede de esgoto