Notícias

Técnicos visitam estação de tratamento de água em Assunção

Técnicos da Sanepar participam de oficina de planejamento no Paraguai

20/02/2024

A convite do Ministério das Relações Exteriores, a Sanepar irá dar apoio técnico a empresa de saneamento do Paraguai

 

Técnicos da Sanepar participam de segunda a sexta-feira (19 a 23), em Assunção, no Paraguai, de uma Oficina de Planejamento que visa a definição dos termos de colaboração da companhia paranaense para a melhoria dos serviços de distribuição de água da Empresa de Serviços Sanitários do Paraguai (Essap). Participam o especialista em Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, a gerente do Processo Água, Juliana Piloto, e o assessor da Diretoria de Operações, Marcelo Depexe.

O projeto de cooperação é trilateral, entre os governos do Brasil, do Japão e do Paraguai. A Sanepar foi convidada pelo Ministério das Relações Exteriores, via Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a apoiar a empresa paraguaia de saneamento de forma técnica e institucional. A participação do Japão ocorre pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Neste projeto específico, a atuação da Sanepar visa a melhoria da capacidade de gerenciamento de redes de distribuição de água no Paraguai, com foco na redução de perdas.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, afirma que a empresa está à disposição para compartilhar a experiência e as competências na área de gestão de redes de distribuição de água, associadas com inovação, eficientização e redução de perdas. “Esta ação dá continuidade à parceria exitosa em projetos da ABC e da JICA e às intenções de colaboração mútua já firmadas com a Essap”, disse.

Em novembro do ano passado, diretores da Essap reuniram-se em Curitiba com o governador do Paraná, Ratinho Junior, e diretores da Sanepar para a formalização do trabalho de cooperação.

Galeria

  • Técnicos visitam estação de tratamento de água em Assunção
  • Visita a uma estação de tratamento de esgoto
  • Reunião com presidente e vice-presidente da Essap
  • Técnicos da Sanepar na Embaixada do Brasil no Paraguai
  • Equipe da Sanepar na Essap, em Assunção
  • Equipe da Sanepar no escritório da Jica
  • Visita ao centro de controle de distribuição de água