Notícias

Última explosão de rochas para obras do Tibagi acontece nesta quinta

01/08/2013

Será a sexta detonação para o assentamento da tubulação da nova adutora do Sistema Produtor Tibagi, que abastece Londrina e Cambé

A Sanepar irá realizar nesta quinta-feira, 1º, às 17 horas, a última explosão de rochas, para assentamento da tubulação da nova adutora do Sistema Produtor Tibagi, obra da Sanepar em Londrina. Esta é a sexta detonação, em área rural e não habitada, na Estrada do Limoeiro, Região Leste da cidade, onde serão desmontados, ao todo, 7,3 mil metros cúbicos de rochas. Para tanto, foram necessários cerca de 7 mil quilos de explosivos.

A primeira explosão foi realizada no início do mês de julho. Todas as seis explosões contam com acompanhamento do Exército e de um engenheiro de minas e explosões, responsáveis pelos procedimentos de segurança, como a interrupção de trânsito na região e o isolamento da área em um raio 800 metros, cerca de 20 minutos antes do horário marcado para a detonação dos explosivos.

O Sistema Produtor de Tibagi é responsável por mais de 50% da produção de água que abastece Londrina e Cambé. A obra de duplicação tem investimentos do Governo do Estado da ordem de R$ 84 milhões, divididos em várias etapas e contratos. A primeira etapa foi iniciada no final de 2011, com a construção de dois módulos de tratamento, do canal de entrada da água e dos tanques para produtos químicos, onde foram utilizados 3.375 metros cúbicos de concreto e 285 toneladas de aço. A segunda etapa segue com a ampliação de três estações elevatórias e a implantação da nova adutora, com 22 quilômetros de tubulação de ferro, com diâmetro variando entre 700 e 900 milímetros (mm).

Até agora, as obras geraram mais de 5 mil empregos, entre diretos e indiretos. Ao final, a capacidade instalada de 1.200 litros de água por segundo (l/s) passará a 2.400 l/s. Já em 2014, a ETA irá tratar 1.800 l/s, mantendo o atendimento de 100% da população urbana das duas cidades. A expectativa é que duas novas bombas sejam instaladas para a produção de 2.400 l/s, em 2018, desta vez, com um horizonte de atendimento para até 2030.

 

Galeria