Notícias

2- Prefeito Almir, entre o assessor Francisco e o gerente regional da Sanepar, Bráulio Leonel

Uraí realiza audiência pública sobre contrato com Sanepar

08/11/2013

A Sanepar e a Prefeitura de Uraí realizaram, nesta quinta-feira (7), audiência pública para discutir o Contrato de Programa para a prestação de serviço de abastecimento de água e de esgotamento sanitário que fixa metas e investimentos para o município pelos próximos 30 anos. Agora, a proposta do Contrato de Programa segue para Câmara, onde será apreciado pelos vereadores.

Estiveram presentes no debate o prefeito Almir Fernandes de Oliveira, gerente regional da Sanepar Bráulio Lozano Leonel, vereadores, Francisco José Azevedo Freire, da Assessoria de Concessões da Sanepar, servidores públicos, moradores e empregados da Sanepar.

Com uma população urbana de 10.740 habitantes, Uraí conta com 100% dos moradores atendidos com água tratada e 77% com serviço de coleta e tratamento de esgoto. Com a assinatura do novo contrato, a Sanepar irá assumir os serviços de saneamento básico no Distrito Cruzeiro do Norte e na Seção São Paulo, que hoje sofrem com desabastecimento. Está prevista também a implantação de mais 5 quilômetros de rede coletora de esgoto em áreas a serem indicadas pela Prefeitura.

O contrato anterior venceu em fevereiro de 2012, mas o prefeito Almir disse que a população está plenamente atendida e satisfeita com os serviços da Sanepar. “Não vou me aventurar e contratar uma empresa privada, comprometendo a saúde dos moradores. Prefiro a segurança e a qualidade dos serviços da Sanepar”, disse.

O gerente Bráulio Leonel afirma que a Sanepar irá manter os investimentos que vem sendo feitos na cidade. “Já está em nosso planejamento a perfuração de poços para atender as duas localidades rurais, que hoje são atendidas pela Prefeitura. Vamos avaliar as condições de qualidade da água hoje distribuída ali e o sistema passará por adequações a fim de que esteja dentro do padrão de qualidade e quantidade da Sanepar”, disse.

Uraí já realizou audiência do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Na Regional de Cornélio Procópio, já foram realizadas audiências do Plano de Saneamento Básico e do Contrato de Programa em Congonhinhas, Nova América da Colina, Figueira, Sapopema e Rancho Alegre.

De acordo com a Lei do Saneamento, somente os municípios com PMSB aprovado podem receber recursos federais.

Galeria

  • 2- Prefeito Almir, entre o assessor Francisco e o gerente regional da Sanepar, Bráulio Leonel