Notícias

Vereadores no ponto de captação do Rio Tibagi

Veradores visitam unidades da Sanepar em Londrina

06/11/2015

Integrantes da comissão de saneamento conheceram de perto sistemas de água e de esgoto da cidade

Os veradores Jamil Janene e Vilson Bittencourt, da Comissão de Saneamento da Câmara de Londrina, visitaram na manhã desta sexta-feira (6) unidades dos sistemas de água e de esgoto e o laboratório regional de análises da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em Londrina. O objetivo da visita foi coletar mais dados sobre os serviços de saneamento prestados pela Sanepar na cidade, que vão constar do relatório final da comissão para subsidiar a Câmara.

Recebidos pelo gerente geral da Sanepar na Região Nordeste, Sérgio Bahls, pelo gerente industrial de Londrina, Roberto Arai, e por técnicos da Sanepar, os vereadores conheceram a unidade de captação de água no Rio Tibagi e a estação de tratamento de água, na Estrada do Limoeiro. O Sistema Tibagi teve sua capacidade duplicada em obras inauguradas em dezembro de 2014 e responde hoje pelo abastecimento de 60% da população de Londrina. O sistema Cafezal abastece 30% e os poços dos aquíferos Serra Geral e Guarani, 10%.

Os vereadores também estiveram no laboratório regional de análises, que fica na Avenida JK, e realiza análises de cerca de 120 parâmetros da água e 20 parâmetros de esgoto, conforme determinam a Portaria 2914 do Ministério de Saúde e as resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para o serviço de esgotamento sanitário. A química Raquel Bassetti, responsável pelo serviço de análises de conformidades da Sanepar em Londrina, explicou que relatórios que atestam a qualidade da água distribuída à população são enviados mensalmente à Secretaria Municipal de Saúde e, semestralmente, à Secretaria Estadual de Saúde.

ETE ESPERANÇA – Os vereadores visitaram também a Estação de Tratamento de Esgoto Esperança que tem capacidade de tratamento de 160 litros por segundo e que conta com sistema de controle de odores. A comitiva percorreu a estação, conhecendo todo o processo, até o lançamento do efluente no Ribeirão Esperança. “Análises da água feitas antes e depois do ponto de lançamento mostram que a qualidade da água do ribeirão melhora com o nosso efluente”, afirma Bahls.

Bahls ressaltou que a expectativa da Sanepar é de que o contrato com a Prefeitura seja assinado em breve. “Graças ao trabalho e ao comprometimento de seus empregados, Londrina foi avaliada como a quarta cidade do país com melhor serviço de saneamento. Temos certificações de qualidade em relação à segurança de nossos processos operacionais, de riscos ambientais e de qualidade em gestão e queremos continuar prestando serviços que gerem saúde e qualidade de vida à população”, disse.

O presidente da comissão, vereador Jamil Janene, elogiou a limpeza e a organização interna da Sanepar e os serviços que a empresa vem prestando na cidade. Segundo ele, a manutenção dos empregos dos trabalhadores da Companhia é uma de suas preocupações. “Eu não iria querer a continuidade dos serviços se a Sanepar não atendesse a população com ética e respeito. Acredito que os pontos mais críticos referem-se à recuperação de ruas e calçadas e, para melhorar isso, a Sanepar precisa fiscalizar com mais rigor o serviço de seus terceirizados”, disse.

Segundo o relator da comissão, Vilson Bittencourt, que participou de algumas reuniões da comissão de negociação da prefeitura e da Sanepar, todo o processo tem sido conduzido com a maior lisura. “Para mim, é uma alegria participar desse momento bastante importante para a história de Londrina.”

 

Galeria

  • Vereadores no ponto de captação do Rio Tibagi
  • Visitantes na unidade de captação do sistema Tibagi
  • Laboratório da estação de tratamento de água
  • Na ETE Esperança, módulos são cobertos para controle de odor