Notícias

Captação de Água no Rio Pirapó

Vereadores visitam captação de água da Sanepar em Maringá

25/03/2015

Comissão de Estudos das Águas quis conhecer a estrutura e ter mais informações sobre o funcionamento do sistema e os investimentos da empresa

Vereadores da Câmara Municipal de Maringá visitaram, nesta quarta-feira (25), a unidade de captação de água da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) no Rio Pirapó. O objetivo da visita, segundo o presidente da Comissão Especial de Estudos das Águas, vereador Mário Verri, era conhecer o local onde é feita a captação da água que abastece Maringá e o trabalho realizado pela Sanepar. “Pelo que vimos, a Sanepar tem uma excelente condição para atender a cidade pelos próximos 15 anos com a estrutura que possui hoje. A empresa presta um bom serviço em Maringá. A população também precisa fazer a sua parte, usando água sem desperdício”, disse ele ao final da visita, que fez junto com o vereador Odair Fogueteiro.

Os vereadores conheceram toda a estrutura da captação, formada pelo sistema de gradeamento no rio, elevatórias para bombeamento de água bruta, pré-sedimentador e subestação de energia. As instalações foram apresentadas pelo gerente geral da Sanepar para a Região Noroeste, Sergio Ricardo Veroneze, pelo gerente regional, Valteir Galdino da Nobrega, e pelo corpo técnico da empresa.  

De acordo com Nobrega a visita foi muito oportuna. “Além de conhecer a nossa unidade de captação, os vereadores tiveram acesso aos serviços que realizamos no local e aos investimentos feitos pela empresa nos últimos quatro anos, como a construção da nova subestação de energia elétrica e a aquisição de novos conjuntos motobombas, onde foram aplicados mais de R$ 4,3 milhões”. O gerente regional ainda destacou que a Sanepar deve investir aproximadamente R$ 1 milhão em novas obras para instalação dos equipamentos. Todos estes investimentos vão permitir a ampliação da capacidade de captação e tratamento de 1.100 litros por segundo para cerca de 1.250 l/s.

A Comissão Especial de Estudos das Águas foi criada para fiscalizar a gestão dos recursos hídricos em Maringá. Ela pretende levantar informações sobre a capacidade de tratamento e reservação da água, além das fontes disponíveis na região. “Com o levantamentos de todas as informações e análise da situação atual do sistema de abastecimento da cidade, poderemos propor medidas legislativas ou administrativas, visando evitar futuros problemas relacionados à escassez da água, tais como aqueles que vêm ocorrendo em outras regiões do país”, explicou Mário Verri.

FUNCIONAMENTO – Para chegar até a Estação de Tratameto de Água (ETA), localizada no Jardim Alvorada, a água captada no Rio Pirapó percorre 12,6 km. O sistema é composto por um pré-sedimentador, responsável pela retirada da areia da água, e por duas estações elevatórias. Uma com três conjuntos motobombas de 125 CV e outra com três conjuntos motobombas de 1500 CV e mais três de 600 CV. Esta estrutura garante o bombeamento da água bruta, por meio de duas adutoras, uma de 800 milímetros de diâmetro e outra de 600 milímetros. Atualmente, 85% da população de Maringá é abastecida com água captada no Rio Pirapó. Os outros 15% recebem água de quatro poços tubulares profundos.

Galeria

  • Captação de Água no Rio Pirapó
  • Vereadores Odair Fogueteiro e Mário Verri (ao centro) recebem informações sobre o funcionamento da captação