Notícias

Alunos da Casa Familiar Rural de Altônia com os ‘Heróis da Reciclagem’

Visitantes de feira em Umuarama são levados a refletir sobre a água

21/03/2014

Estande da Sanepar apresenta a Trilha dos Sentidos, espaço que chama a atenção sobre a preservação dos recursos hídricos

A Trilha dos Sentidos está chamando a atenção dos visitantes da 40ª Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Umuarama, no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega. Mais de 12 mil visitantes já passaram pelo estande da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para visitar o espaço. A feira ficará aberta para visitação até o próximo domingo (23). 

A Trilha dos Sentidos simula, em três espaços distintos, como é a relação de dependência da vida com a água. Os visitantes percorrem um ambiente de deserto, com temperatura acima dos 30 graus, onde se pode perceber como é difícil viver sem a água. Na sequência, o espaço do oásis reproduz uma floresta e sua biodiversidade. A interatividade aparece no último ambiente, com a projeção de um rio com água cristalina e repleta de peixes. Nele, os visitantes brincam com a água e com os peixes, de forma virtual. Neste espaço o visitante é levado a se questionar se as futuras gerações poderão conhecer um rio preservado e sem contaminação apenas por imagens.

O monitor da Casa Familiar Rural de Altônia, cerca de 90 quilômetros de Umuarama, João Cardoso da Silva Neto, acompanhou os 27 alunos do 7.º ano do ensino fundamental no espaço da Sanepar. Segundo ele, a proposta da Trilha chamou a atenção. “Um estande criativo e interessante, porque trata da importância de se manter o equilíbrio da biodiversidade”, disse. Cardoso comentou ainda que está trabalhando com os alunos temas como importância da mata ciliar, adubação verde, compostagem, uso racional da água e que visitar o estande da Sanepar complementou o que viram em sala de aula. 

HERÓIS DA RECICLAGEM – Outra atração do estande da empresa são os personagens “Heróis da Reciclagem”, que abordam a questão da coleta seletiva do lixo. Dirigida às crianças em idade escolar, os personagens da garrafa, da sacola plástica, do papelão e da lata de alumínio procuram mostrar a importância da correta separação dos resíduos. Um quinto personagem é o monstro do desperdício, que representa todas as atitudes erradas, da não separação do lixo ao consumismo.

Galeria

  • Alunos da Casa Familiar Rural de Altônia com os ‘Heróis da Reciclagem’
  • Alunos da Casa Familiar Rural de Altônia com os ‘Heróis da Reciclagem’