Notícias

Obras estão avançadas

Volume de água tratada disponível à população vai aumentar

07/06/2017

A construção de um reservatório vai armazenar 3,5 milhões de litros de água; obra já está em andamento

O sistema de abastecimento de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, está sendo ampliado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A construção de um reservatório - obra já em andamento - vai aumentar 46% o volume de água tratada, beneficiando todos os moradores da cidade.

Além do reservatório, vai ser construída uma estação elevatória (de bombeamento da água na rede de distribuição) e serão assentados 3,5 mil metros de tubulação, para aumentar o volume de água que chega ao reservatório Guarituba Redondo, no bairro Guarituba. As obras vão gerar 156 empregos diretos e 625 indiretos.

Atualmente, o sistema de abastecimento do município possui dois reservatórios de água tratada. Juntos, eles têm capacidade de armazenar 7,5 milhões de litros de água. Com o novo reservatório, esse volume chega a 11 milhões de litros de água.

A soma dos investimentos para ampliar a quantidade de água disponível à população é de aproximadamente R$ 5,5 milhões. O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, explica que a obra atende a demanda do crescimento populacional da região e garante a disponibilidade e regularidade do fornecimento de água.

“Essa é uma obra de grande importância para a população do município e estamos contentes por ter iniciado os trabalhos. O empreendimento foi viabilizado com recursos próprios da Sanepar e revela, uma vez mais, nosso compromisso com a universalização do saneamento”, afirma Chaowiche.

Piraquara abriga as principais nascentes de água que abastecem Curitiba e Região Metropolitana. No município, nos Mananciais da Serra, a Sanepar mantém preservado o primeiro sistema de abastecimento da capital paranaense. Também é possível conhecer as primeiras obras de saneamento no Estado do Paraná, iniciadas em 1904, e que foram utilizadas para abastecer com água tratada parte da capital e cidades vizinhas até 2014.

Galeria

  • Obras estão avançadas
  • Novo reservatório de Piraquara
  • Capacidade de armazenamento é de 3,5 milhões de litros de água tratada