Notícias

Voluntários limpam e preservam Rio Cascavel

12/12/2022

Em três horas de atividades, foram recolhidos mais de 3 mil quilos de resíduos

Cerca de 3,4 toneladas de lixo, resíduos e entulhos foram retirados do Rio Cascavel e de seu entorno, em mais uma ação de limpeza, realizada no sábado (10). Diversos parceiros desenvolveram as atividades que fazem parte do Programa de Conservação Continuada dos Rios de Cascavel. Das 8h às 11h30, cerca de 100 pessoas arregaçaram as mangas para retirar o material da água e das margens das nascentes, do Lago Municipal e do Rio Cascavel.

Os trabalhos, coordenados pela Sanepar, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pelo Grupo dos Amigos dos Rios (GAR), tiveram participação do Corpo de Bombeiros, dos grupos de escoteiros da cidade, Rotarys Clubes, empregados voluntários e empresas prestadoras de serviços para a Sanepar, e da comunidade.

A gerente da Sanepar, Rita Camana, disse que as ações visam despertar a consciência ambiental. “O programa de conservação vai além de conservar e preservar nossos rios, passa pelo trabalho de educação ambiental junto da população e dos alunos, envolvendo os vários parceiros. As crianças assimilam mais rapidamente o conteúdo e cumprem importante papel de cobrar da família o exemplo”, destacou Rita, informando que esse trabalho fará parte do programa já em 2023.

O secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth, explicou que todo o lixo jogado na rua, se não for coletado, vai parar nos rios ou dentro do Lago Municipal. “Esperamos que com o exemplo de hoje dos voluntários, deixando os locais limpos e bonitos, faça com que as pessoas não joguem lixo de forma irregular e aprendam sobre a necessidade de cuidar”, disse o secretário. Os resíduos recolhidos passaram por processo de seleção e separação para a reciclagem ou para o aterro sanitário.

Galeria