Estiagem e problemas em adutora afetam abastecimento

PINHÃO - 20/05 a 21/05

A Sanepar informa que a estiagem intensa que ocorre em todo o Paraná, a mais forte das últimas décadas, está causando a redução drástica na vazão de rios e poços em todo o Estado. Isso vem ocasionando problemas de abastecimento em dezenas de municípios, muitos deles já com sistema de rodízio implantado. No município de Pinhão, a situação também é delicada. A vazão do Poço do Gato está 60% menor do que o normal.

A Sanepar está adiantando obras do Sistema de Abastecimento de Água para amenizar a situação neste período crítico. Nessa terça-feira (19) foi colocado em operação na Estação de Tratamento de Água um novo módulo de tratamento e, de forma emergencial, entrará em operação a captação no Rio Tapera. Para que isso seja possível foi interligada uma adutora que, nesta quarta (20), sofreu um rompimento. Equipes da Sanepar passaram a tarde e a noite desta quarta-feira trabalhando no conserto da adutora.

Por causa do rompimento dessa adutora e devido à estiagem, pode haver falta de água e/ou redução de pressão na rede na cidade nesta quinta-feira (21), principalmente nas regiões mais altas da cidade. Em situações como esta e neste momento de grave estiagem, a população precisa colaborar com o uso consciente e restrito da água tratada. A Sanepar orienta não usar água tratada para atividades que não são essenciais, priorizando higiene e alimentação.

Evite desperdícios. Conserte vazamentos. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reúso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água.

Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, a população deve avisar imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

A Sanepar conta com a participação de todos. O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Para esta e outras informações use o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar: www.sanepar.com.br